segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Realidades que não enxergamos

Buenas... Depois de um período de Férias, e em mais umas férias forçadas graças a nova gripe, cá estou eu retomando meu blog!
Vou postar hoje uma redação que eu considero uma das mais elaboradas que eu já fiz. Essa redação foi feita para o concurso dos Correios. Ela é super longa, mas vou cortar umas partes prometo. Espero que gostem!
Baseado em fatos reais.

Maputo, 25 de Março de 2009

Querida Mãe,
Desde que vim para Moçambique não paro de pensar na senhora, em tudo que fez com que fosse um dia essencial para mim e para os meus irmãos: alimentação, saúde e educação. [...] aqui a situação de trabalho é cada dia pior, a situação de vida é cada dia pior.
Nos hospitais onde trabalho (quando são hospitais, as vezes atendo crianças e mulheres no meio da rua, para que não morram ali mesmo), as condições são extremamente precárias. Não temos agua tratada aqui, não há macas, e nem mesmo remédios.
A falta de conhecimento das mulheres, e de instrução dos homens que tomam as decisões da casa, está fazendo com que as mulheres tenham gestações de risco e que crianças morram por mal desenvolvimento. Doenças cronicas como o diabetes, as doenças cardíacas e a hipertensão são cada vez mais comuns.
A maioria das pessoas não tem empregos ou salário garantido. Com isso não conseguem alimentar seus filhos e a desnutrição só faz crescer [...]
A população não tem dinheiro para medicamentos, e o Estado não os fornece em numero suficiente. Porém a malária não espera e ataca cada vez mais cidadãos. Cada vez mais crianças, com menos de cinco anos. [...]
Como uma profissional da saúde me dói ter que deixar alguns pacientes gritando de dor, por não ter novas seringas para aplicar-lhes morfina, uma vez que isso seria além de falta de higiene, colaboração para a propagação do vírus do HIV, que o índice já é tão grande.
Aqui pessoas brancas são atacadas na rua, por darem a impressão de terem uma outra condição social, aparentarem ter mais dinheiro. Atacam por miseras esmolas, atacam para roubar.
[...]
Que saudades tenho do Brasil onde tinha certeza que iria receber meu salário no fim do mês [...] Já que tenho dinheiro guardado e não tenho filhos para sustentar essa não é a minha maior preocupação, porém meu salário pode triplicar pela manhã, mas no fim do mês mal dar para compra o pão.
A maior ou menor participação do Estado na economia do país é determinante para o deficit publico, burocracia, centralização ou descentralização da administração pública ou da economia, políticas econômicas por vezes desajustadas e desemprego. Inflação de mais de 100% por hora. Creio que esses são os motivos dos maiores problemas enfrentados.
Mande beijos a todos, e diga que morro de saudades. Não sei quando volto. Estou bem. Não se preocupe.
Carinhosamente.

Um comentário:

Kapilo! disse...

Espero que você faça uma redação tão boa ou ainda melhor que essa no teu vestibular =D!

Parabéns!